RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA APLICADA NO 7º ANO SOBRE O TEMA “ DISCUTINDO A FUNÇÃO DA IMAGEM NO ANÚNCIO.
ESCOLA MUNICIPAL HÉLIO JONES BRANQUINHO
DATA DA AULA PRÁTICA : 12 DE MAIO DE 2011.
PROFESSORA JORDÂNIA FERREIRA DA PAIXÃO.
No dia 12 de Maio de 2011, foi trabalhado em sala de aula o tema “ Discutindo a função da imagem no anúncio” ( página 26 AAA 3 – livro do aluno) . Dentre algumas turmas, foi escolhida a turma do 7º ano “C, a qual na ocasião constavam 20 alunos.
Num primeiro momento expliquei para a turma que iria trabalhar o tema do anúncio , e, em seguida, solicitei que os mesmos fizessem grupos de 4 pessoas. Posteriormente entreguei alguns anúncios de carros para que pudéssemos dar início à aula.
Mostrei para a turma o anúncio do exemplo ( a propaganda da Pirelli)e, em seguida , solicitei que os mesmos começassem a atividade com as propagandas dos carros.
Cada grupo escolheu uma imagem e escrevi no quadro as perguntas para que os mesmos pudessem respondê-las.
A ideia era que cada grupo percebesse o ambiente e a apelação que as propagandas fazem com o intuito de convencer o cliente a adquirir o referido produto.
Enquanto os grupos desenvolviam as atividades pude perceber enquanto conversava com os mesmos, o quanto eles achavam difícil ver a apelação e o ambiente em que se encontravam os carros das propagandas.
Dentre os trabalhos, foi escolhido o que mais pareceu com o tema abordado. Apesar das dificuldades encontradas, alguns alunos conseguiram desenvolver o tema.
DISCUTINDO A FUNÇÃO DA IMAGEM NO ANÚNCIO.
Trabalho desenvolvido pelo grupo número 1. ( Integrantes: Isabella, Thais, Alice e Rute).
Segue abaixo as perguntas e as respostas das alunas do grupo 1.
1) Chama muito a atenção do leitor a imagem deste texto. Na opinião de vocês o que colabora para isso.
“ O que me chamou a atenção foi as rodas e os detalhes”.
“ A cor, os detalhes do carro”.
“ A esportividade do veículo; os pneus são modernos, as rodas e o espaço.”
“ O que me chamou mais a atenção foi o câmbio automático, multimarchas e os 8 air bags, pois dá muito mais segurança para as pessoas.”
2) Com relação a imagem o que vocês viram primeiro: o ambiente ou o carro.
“ O carro”
“ Os detalhes do carro”
“ O modelo do carro”
“ Todas as 11 utilidades, pois não é só vê o carro, é preciso ver se esse carro oferece segurança e durabilidade”.
3) Cite algumas qualidades apontadas para a imagem. Exemplo: com relação a segurança, garra, controle, durabilidade.
“ Na propaganda desse carro, são emitidas muitas informações sobre todos os itens que podem agradar o seu comprador.”
“ O que me chamou mais a atenção nesse carro foi a segurança, a esportividade, o modelo, os 20 anos de garantia, e pelo fato de a marca dele ser a melhor do mundo.”
“ O que me chamou mais a atenção foi a cor e a marca.”
4) Segurança, controle estão ligados ao carro. O que demonstra na imagem esss qualidades.
“ O aperfeiçoamento das peças do carro, como os 8 air bags e o câmbio automático multimarchas, muito mais segurança e controle para o comprador.”
“ A aparência, os componentes que formam esse veículo, a esportividade, a garantia de 20 anos.”
“Mostra os freios ABS de última geração e o câmbio automático.”
5) Com relação à durabilidade do carro, como fica sugerida essa durabilidade.
“ A durabilidade fica até a data 31 de agosto de 2029”
“ A garantia de qualidade que é de 5 anos”.
“ Os componentes que formam esse veículo são de ótima qualidade. Ele tem 5 anos de garantia sem limites de quilometragem”.
“ Fica sugerida de um modo com mais tempo de duração, ou seja, mais de 20 anos.”
6) Através de que elementos vocês identificam o apelo à compra desse carro.
“ A potência do carro, à durabilidade, os detalhes que o compõe.”
“ A cor, a garantia e a marca.”
“ O espaço, a modernidade, a segurança, e os vários elementos que formam esse carro.”
“ A garantia e todas as utilidades do carro e sua durabilidade.”
7) Com relação à questão número 1, se ao invés do carro fosse a imagem publicitária da Pirelli.
“ O que chamou a atenção na imagem da Pirelli são os pneus em forma de uma mão.”
“ Os pneus que parecem elefantes.”
“ Os pneus que parecem macacos.”
“ O pneus da propaganda que parecem um monte de macacos abraçados, mas são mãos em forma de pneus.”
“
8) E quanto a questão número 3, troque a imagem do carro pela da propaganda da Pirelli.
“ A imagem dos pneus em forma de mão mostra segurança. O pneu é forte, bonito, tem durabilidade e muita garra.”
“ Os pneus mostram flexibilidade para andar.”
“ Os pneus de marca boa e também os pneus são muito fortes, parecem com macacos.”
“ Os pneus tem a aparência de muita resistência, para locais que não tem asfalto.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário